Faça parte Você também dos Seguidores no ato

sábado, 19 de setembro de 2015

Justiça Eleitoral altera locais de votação em Assú/RN


Sede da Justiça Eleitoral em Assú
Titular da 29ª Zona Eleitoral a juíza Aline Daniele Belém Cordeiro Lucas assinou um comunicado emitido nesta última semana dando conta da mudança em alguns locais de votação na zona rural do município de Assú. O documento atesta que os locais foram excluídos da relação dos que são utilizados pela 29ª Zona Eleitoral, pois não possuem a estrutura mínima necessária para a instalação de seções de votação. Entre os problemas encontrados estão muro baixo; muitas goteiras; prédio que não funciona mais como escola; estado de conservação ruim e um prédio que não possui muro, apenas uma cerca. Assim as sessões 51, 52 e 122 que funcionavam no Grupo Escolar do Trapiá foram transferidas para a Escola Municipal Hermenegildo Bezerra de Oliveira na comunidade de Palheiros. As sessões 49, 50 e 121 saíram do Grupo Escolar do Riacho e irão funcionar na Creche Municipal Américo Vespúcio Simonetti no bairro Dom Elizeu. Por sua vez as sessões 45, 46 e 228 deixam de funcionar no Grupo Escolar do Mendubim e serão instaladas também na Creche Municipal Américo Vespúcio Simonetti. A sessão 40 será instalada no Grupo Escolar de Nova Esperança. Antes funcionava no Grupo Escolar de Banguê. Ainda segundo consta no comunicado da 29ª Zona Eleitoral o Grupo Escolar de Nova Esperança também abrigará as sessões 157 e 235 que estavam estabelecidas na Escola Pública São Sebastião na comunidade rural de Simão. A lista de alterações segue com o Grupo Escolar de Nova Esperança servindo de base para as sessões 38, 39, 161 e 148 que funcionavam no Grupo Escolar de Bela Vista Piató, Grupo Escolar do Poré e Escola Municipal 07 de setembro em Areia Branca Piató respectivamente. A Escola Estadual Juscelino Kubitschek receberá as sessões 156, 194 e 241 que antes funcionavam Escola Municipal Professor Rufino Alves em Olho d´água Piató e na Escola Municipal Alferes Soares Filgueira no Porto Piató.
Temos 23 locais de votação e percebe-se que um número expressivo desse ainda mais abrangendo Itajá e Ipangauçu não existe capacidade de uma fiscalização eficiente no dia da eleição. A capacidade do cartório eleitoral de tratar de questões relacionadas a eleição como uma urna quebrada por exemplo, além que problemas envolvendo mesários, fiscais ou eventuais crimes eleitorais fica reduzida. Por isso as mudanças nesses locais. Além do mais o juiz eleitoral tem que estar presente onde acontece a votação que são nas sessões e não na sede do cartório. Quando as sessões são espalhadas em pontos distantes uma da outra o juiz não tem como estar presente de forma célere nesses lugares”, destaca Rogério Torres chefe do cartório eleitoral da 29ª Zona.
O representante do TRE/RN no município de Assú descartou pelo menos por enquanto a possibilidade de adotar a mesma medida em Itajá e Ipanguaçu e até mesmo na sede urbana de Assú.
Nos outros municípios a situação é muito mais tranquila. Em Itajá são apenas dois locais de votação. Em Ipanguaçu temos locais de votação em Arapuá, Pataxó e Pedrinhas. Quanto a sede urbana de Assú fizemos todo o levantamento e um local não tem condições de funcionar que é a Escola Estadual Tenente Coronel José Correia. As salas não tem portas, quando se fala numa se ouve em outra e os batentes são muito altos. Não sei como ainda tem aula naquela escola. Então lá poderia haver uma mudança. Mas há previsão do início de uma reforma e isso pode acontecer sendo inclusive concluída antes das próximas eleições. Então ainda não podemos dizer se deixará ou não de ser utilizada como abrigo de sessões eleitorais”, finalizou.
Quem tiver alguma dúvida e queira tirá-la ou obter mais esclarecimentos é só se dirigir ao Cartório da 29ª Zona Eleitoral situado na avenida Dr. Luiz Carlos próximo a APAE no bairro Novo Horizonte – IPE. Outra opção é ligar 3331-1031. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, de 08h às 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...