Faça parte Você também dos Seguidores no ato

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Câmara Municipal de Natal adere ao Outubro Rosa

Durante todo o mês serão realizadas ações para alertar os funcionários da Casa, especialmente as mulheres, quanto ao diagnóstico precoce da doença.


A Câmara Municipal de Natal está participando do movimento Outubro Rosa 2011, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância de estimular a luta contra o câncer de mama. Durante todo o mês serão realizadas ações para alertar os funcionários da Casa, especialmente as mulheres, quanto ao diagnóstico precoce da doença. Trata-se de uma iniciativa da Escola do Legislativo Miguel Arraes.

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é realizado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, internacionalmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Neste mês, a iluminação noturna do Palácio Padre Miguelinho, onde funciona o legislativo municipal, assumirá a cor rosa, tal como acontece em vários prédios e monumentos pelo Planeta.

Iniciativas de caráter educativo também estão na programação. Palestras, distribuição de material informativo, panfletagem e campanhas de orientação sobre o autoexame da mama farão parte das atividades.

Está marcada para o dia 18/10 uma palestra do Grupo Despertar, uma entidade da Liga Norteriograndese Contra o Câncer, às 10h, no auditório da Escola do Legislativo Miguel Arraes.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é responsável por mais de 15% das mortes por câncer no Brasil. Por ano, cerca de 50 mil novos casos desse tipo de câncer são diagnosticados no País.

No Rio Grande do Norte, 610 casos foram detectados apenas de janeiro a agosto deste ano, uma média de quase 80 novos casos por mês, segundo a Liga Norteriograndense Contra o Câncer. Desses, 60% já em estágio avançado, sendo mais de 200 apenas na capital. O índice coloca o RN no quinto lugar entre os estados do Nordeste e 15º em todo o Brasil com maior índice de novos casos.

O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano este mês se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama, de modo que a ideia se espalhou em outros países.

Por Gerlane Lima - Nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...