Inglaterra -  Foi preciso que Emma O'Neil quase morresse para que ela desse uma guinada em sua vida. A jovem, que vive em Glasgow, na Inglaterra, passou a adolescência dentro de um hospital, onde era necessário que quatro enfermeiros a segurassem para forçá-la a se alimentar.
Emma chegou a pesar 17 quilos | Foto: Reprodução Internet
Emma chegou a pesar 17 quilos | Foto: Reprodução Internet
Um dia, Emma ficou tão fraca que caiu ao atravessar uma estrada e, por pouco, não foi atropelada por um carro. Foi neste momento que a britânica de 22 anos iniciou uma longa jornada em busca de sua recuperação. Hoje, oito anos depois, Emma está de volta à sua saúde integral.
"Na época, eu não percebi o quão mal eu estava. Eu não sabia o que eu estava fazendo para mim e minha família", relata. "Eu era tão fina que nem conseguia dormir numa cama de hospital normal. Mesmo com o colchão inflável, foi muito difícil para mim. Eles tinham que me envolver no meu roupão de banho e colocar alguns cobertores de pele de carneiro", disse Emma.
A jovem desenvolveu anorexia em sua adolescência e, dentro de seis meses, o seu peso caiu para pouco mais de 31 quilos. Ela foi internada no hospital, mas a anorexia continuou a assolar o seu corpo, levando-a a um peso de 17 quilos. "Eu não possso nem me lembrar como isso começou", disse ela.
"Eu tenho uma personalidade muito forte. Lembro-me de tentar ver o quão magra eu conseguia ficar, mas, depois de um tempo, passei a ficar doente toda vez que comia", relata.
"Um dia, minha mãe me pegou doente e ela estava tão chateada que me senti mal. Eu decidi não comer mais nada", acrescenta. O peso de Emma continuou a cair, até que ela precisou parar de frequentar a escola e foi levada para o hospital.
Emma no aniversário de sua mãe. Nesta época, a jovem pesava 25 quilos | Foto: Reprodução Internet
Emma no aniversário de sua mãe. Nesta época, a jovem pesava 25 quilos | Foto: Reprodução Internet
Já internada, Emma brigava com os médicos e se recusava a comer. Uma vez, a jovem precisou ser contida por quatro enfermeiros para que fosse forçada a comer. Emma ficou dois anos hospitalizada.
Uma vez, a britânica foi fazer compras com seu pai e foi aí que sua vida deu uma guinada. "Quando saímos da loja, fomos atravessar a estrada principal, e, quando estava no meio do caminho, eu caí. Quando vi, todos os carros vinham em minha direção. Tentei correr para o lado oposto da estrada, mas não conseguia - não tinha músculo suficiente para fazer aquele movimento. Foi aí que eu pensei: 'Talvez eu não esteja muito bem'", completou.
O caminho de Emma em busca da recuperação não foi fácil. "A anorexia era como uma prisão que eu não conseguia escapar", diz. "Passei a me sentir uma carcaça, tinha vergonha que as pessoas me vissem. Foi a sensação mais desagradável que eu já tive em minha vida", conta.
Junto dos amigos Catherine Morgan e Parker Susan, Emma criou a The Only Way is Up Foundation, uma organização que visa ajudar pessoas que lidam com o mesmo drama que a jovem viveu.
"Eu quero passar algo de positivo, a partir de toda essa minha vivência, às pessoas que sofrem como o mesmo problema que passei", finaliza. As informações são do The Sun.
Hoje, Emma tem uma fundação para amparar jovens que sofrem de anorexia | Foto: Reprodução Internet
Hoje, Emma tem uma fundação para amparar jovens que sofrem de anorexia | Foto: Reprodução Internet