Faça parte Você também dos Seguidores no ato

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Gripe Suína: Saúde passa a exigir apenas receita para aplicar vacina

Medida atinge pacientes crônicos que quiserem se imunizar; antes era necessário encaminhamento do médico

Mariana Lucera

Foto: Weber Sian / A CidadeO engenheiro Alfredo Monteiro, 55, viajará tranquilo para o Sul do país após ser imunizado contra a gripe suína
O engenheiro Alfredo Monteiro, 55, viajará tranquilo para o Sul do país após ser imunizado contra a gripe suína


A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto passou a exigir apenas a receita do remédio de uso contínuo do paciente para vaciná-lo contra a gripe H1N1.
A medida, porém, vale somente para pacientes crônicos que quiserem tomar as doses contra a gripe. Antes, as salas de vacinação exigiam que esse tipo de paciente apresentasse um encaminhamento de um médico.
A pasta tem cerca de 30 mil doses da vacina que sobraram da campanha nacional e estão sendo destinadas às pessoas que fazem parte do grupo de risco, composto por gestantes, profissionais da saúde, crianças de seis meses a dois anos e idosos acima dos 60 anos.
Mas, o objetivo da Saúde é que os pacientes com doenças crônicas que tiveram baixa procurara pela vacina no período da campanha procurem os postos de saúde. Além disso, pessoas que não fazem parte do grupo de risco, mas que vão para áreas onde estão sendo registrados muitos casos da doença também podem se vacinar.
O engenheiro Alfredo Monteiro, de 55 anos, não tem doença crônica, mas procurou a UBDS Central ontem (11) pela manhã para tomar a vacina. "Vou viajar a trabalho para o Sul do país e achei melhor me prevenir porque lá já são muitos casos confirmados", afirmou.

Óbitos
Ribeirão anotou três mortes pela doença este ano e a Vigilância Epidemiológica ainda aguarda o resultado da investigação de outros dois casos de óbitos que podem ter sido provocados pelo vírus H1N1.
Segundo boletim divulgado ontem pela Secretaria da Saúde de Ribeirão, o município registrou oito casos de gripe H1N1 confirmados em 2012. O último foi de um bebê de três meses que teve alta anteontem do Hospital das Clínicas (HC).

Ribeirão vacinou 72,05%
A cobertura da campanha contra a gripe em Ribeirão Preto atingiu 72,05% em 2012.  Dos pacientes crônicos esperados, apenas 25% compareceram, o que totaliza 18.743 que procuraram as salas de vacina.
O número de crianças de seis meses a dois anos vacinadas foi de 9.888, 3.614 doses foram aplicadas em gestantes, 50.376 em adultos e 10.727 em profissionais da saúde.
As vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde do município até enquanto durar o estoque.  As salas de vacinação funcionam das 8h às 16h.

Jornal a cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...