A Agência Espacial Americana (NASA) confirmou que um asteroide, batizado de 2004 BL86, com aproximadamente 500 metros de diâmetro, conforme acreditam os cientistas, passará perto da Terra na próxima segunda-feira, dia 26 de janeiro. A rocha, com altura equivalente a um prédio de 160 andares, poderá ser observada por astrônomos amadores, com a utilização de binóculos potentes ou até de pequenos telescópios.
Segundo a NASA, esta é a primeira vez em 200 anos que um asteroide com tamanha proporção passa tão próximo ao planeta, mas a possibilidade de colisão entre os dois foi descartada. Conforme informaram os cientistas, o asteroide ficará a 1,2 milhão de quilômetros da órbita da Terra, distância correspondente a três vezes a distância da Lua. Além de negar qualquer perigo de choque entre o 2004 BL86 e a Terra, a NASA também prevê a aproximação de outro asteroide de grande porte em 2027: o 1999 AN10, de 800 metros.
“E enquanto ele [o 2004 BL86] não representa uma ameaça para a Terra, outro asteroide demonstra preocupação. Apesar de ser relativamente grande, devemos ficar tranquilos, pois ele irá nos oferecer uma oportunidade única para observá-lo a aprender cada vez mais”, ressalta o cientista. Um dos diretores da NASA acredita que os asteroides são especiais e que “futuramente eles trarão recursos valiosos para humanidade, como água e minérios”.
O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário