Faça parte Você também dos Seguidores no ato

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Como lidar com filhos adolescentes

Eles não são mais crianças, mas estão longe de ser adultos. Aprenda a lidar com filhos adolescentes.

Por muito tempo, a adolescência foi simplesmente ignorada. As alterações hormonais seguintes à puberdade eram vistas como “ingresso na vida adulta”. Muitas sociedades desenvolveram ritos de passagem por volta dos 12, 13 anos. As transformações emocionais, no entanto, eram subestimadas. Há pouco mais de cem anos, estes seres estranhos – os adolescentes – foram finalmente descobertos, e pode não ser nada fácil lidar com eles.
Como lidar com filhos adolescentes
Enquanto crianças, nós queremos descobrir e ampliar nossos limites físicos; é possível verificar isto ainda no berço. Os adolescentes querem testar os limites da mente e do corpo. Já são relativamente independentes, desenvolvem interesses próprios, mas ainda precisam dos pais – por questões financeiras e também porque ainda não sabem tudo (aliás, os adultos também não sabem, mas os mais bem ajustados conseguem lidar com suas limitações).
Muitos adolescentes sofrem da síndrome do super-herói; desenvolvem um sentido de onipotência e começam a colecionar as primeiras frustrações: “ai, a primeira festa, a primeira fresta, o primeiro amor”, como diz Chico Buarque. As primeiras experiências amorosas – sexo incluído – são acompanhadas pela queda do rendimento escolar e algum nível de isolamento da família – que pode ir da recusa em visitar aquela tia distante até a recusa de sair do quarto ou de se desconectar.
São alterações normais, mesmo que acompanhadas de irritação e agressividade, mas é preciso que os pais estejam atentos; nesta época, alguns traumas podem gerar problemas sérios, como depressão. É também na adolescência que surgem eventuais sintomas de problemas mentais.
Estas reações têm duas origens: as alterações hormonais determinam alterações secundárias no corpo – crescimento de pelos, alterações na voz, aumento da massa muscular, desenvolvimento de mamas e dos órgãos sexuais, as primeiras menstruações e ejaculações – e tudo isto provoca a alteração na identidade, na forma como o indivíduo passa a se enxergar; esta é a segunda causa: a mente passa a ter novas aspirações e necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...