Faça parte Você também dos Seguidores no ato

sábado, 28 de janeiro de 2012

Celulares, bebida e drogas nas celas

O pavilhão 01 do presídio de Alcaçuz foi alvo de uma revista minuciosa por parte da Polícia Militar e agentes penitenciários. O Batalhão de Choque deu início à ação por volta das 7h da manhã de ontem, quando entrou no pavilhão 1 do presídio em Nísia Floresta - Região Metropolitana. Após a revista, que se prolongou até o início da tarde, foram encontrados aparelhos celulares, chips telefônicos, facas artesanais, bebida alcoólica e drogas. O diretor da unidade já alertou que as inspeções continuarão ocorrendo com intuito de "manter o controle".
Adriano AbreuMaterial apreendido na revista: celulares, várias trouxinhas de maconha e crack, além de bebidas alcoolicas e agendas particulares
Material apreendido na revista: celulares, várias trouxinhas de maconha e crack, além de bebidas alcoolicas e agendas particulares

O balanço final da revista indicou que foram encontrados 24 celulares, 30 chips, 10 facas artesanais, trouxas de maconha e dois litros de uísque, além de uma máquina artesanal de tatuagem. Para o diretor de Alcaçuz, tenente-coronel Zacarias Mendonça, a intenção é manter os pavilhões da unidade sob controle.

"Quero saber o o que ocorre dentro dos pavilhões, conhecer a unidade", disse. Mendonça preferiu não informar quando seria as próximas ações similares em outros pavilhões, mas garantiu que elas ocorrerão.

Durante esta semana, a direção encerrou um diagnóstico preliminar e pediu alterações estruturais em Alcaçuz. Mendonça disse acreditar que dentro de um mês pode começar as perceber as medidas tomadas na prática. "Ontem, tivemos a presença de engenheiros do Governo já analisando o que vão fazer aqui", disse. O secretário de Justiça e Cidadania, Fábio Luís Monte de Hollanda, já se reuniu com a Secretaria de Infraestrutura para informar sobre pedidos de reformas para a unidade em Nísia Floresta.

Mendonça quer alterações físicas como a instalação de uma cerca interna, reformas nas guaritas e melhorias nas condições externas de Alcaçuz. "O diagnóstico e os pedidos foram enviados. Temos a expectativa de que em um mês possamos ver isso começar a ser executado aqui". A cerca seria instalada entre os pavilhões e o muro da unidade, no sentido de reforçar a segurança e acabar com os espaços vazios de livre trânsito dos presos. Ele também quer que a área externa próximo ao muro de Alcaçuz tenha condições de trânsito de carros, para facilitar em casos de emergência.

Ministério Público

A visita do Ministério Público Estadual à Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi adiada em uma semana. Programada inicialmente para ocorrer na manhã de ontem, a promotora de Justiça de Nísia Floresta, Hellen de Macêdo Maciel, irá à unidade na próxima sexta-feira. O objetivo da promotora era ouvir os detentos recapturados para dar continuidade à investigação sobre a fuga de 41 presos do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga.

PM recaptura 6º fugitivo em casa da Zona Norte de Natal

Policiais Militares do 4º Batalhão prenderam durante a noite da quinta-feira passada mais um fugitivo da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Paulo César Balbino de Oliveira, 31 anos, foi encontrado na zona Norte de Natal após uma denúncia anônima. Condenado por tráfico de drogas, Paulo César escapou da unidade prisional durante a fuga em massa registrada na quinta-feira da semana passada. Na oportunidade, outros 40 fugiram e, no total, seis foram recapturados.

As informações da ocorrência foram repassadas pelo tenente Jefferson Andrade, oficial do 4º Batalhão. Segundo ele, após uma denúncia anônima, Paulo César foi encontrado em via pública no loteamento Nova Jerusálem, bairro Lagoa Azul - zona Norte. "Encontramos ele em via pública e não houve resistência. Após a prisão, foi encaminhado à Delegacia de Plantão da zona Norte para a realização dos procedimentos", informou o tenente.

Apesar do esforço da Polícia Militar em deslocar todo o efetivo de serviço para buscar os foragidos de Alcaçuz, apenas outros cinco dos 41 detentos haviam sido postos novamente atrás das grades. Outros 35, dentre assaltantes, homicidas e traficantes, permanecem soltos. Os três primeiros recapturados - Thiago Roberto da Silva, Caio César Marinho Cândido e Everton Patrick de Melo - foram encontrados ainda durante a noite da fuga.
Marco Carvalho - repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...