A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) inicia na tarde desta quarta-feira (7) a colocação de sacos de areia e pedras a fim de reforçar o calçadão de Ponta Negra para os próximos dias quando o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) alerta para a maior maré alta do ano entre esta quinta-feira (8) e domingo (11).
A medida de contenção adotada pela Semsur, segue a orientação de especialista em engenharia costeira, técnicos da secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban), pesquisadores da UFRN e representantes do Conselho Regional Engenharia Arquitetura Agronomia (Crea/RN) e do Comitê Orla de Natal. A colocação de sacos de areia e carradas de pedras marroadas é para reforçar os trechos atingidos pela força da água da última maré alta e também prevenir os locais intactos mas que podem vir a ser afetados de acordo com o movimento da maré.
O trabalho de contenção está previsto para terminar no final da manhã da quinta-feira (08), já que de acordo com a previsão de marés a alta mar deve ocorrer às 16h26min com 2.4 metros de altura. Na sexta-feira, a previsão é de marés de 2.5m e 2.6m às 5h00 e 17h00 respectivamente. No sábado e domingo elas variam de 2.4 e 2.5 metros de altura sempre no início da manhã e final da tarde.
As obras de recuperação do calçadão foram paralisadas neste período e serão retomadas na próxima segunda-feira (12) devendo ser concluídas em 60 dias. O investimento de 400 mil reais contempla os cinco pontos destruídos pelo mar com a construção de murros de arrimo de 1,5 metros de profundidade fortalecendo passeio público que foi construído há mais de 10 anos com uma fundação rasa.
Com a retomada da obra, os sacos de areia serão recolhidos e devolvidos ao local de origem e as pedras vão permanecer funcionando como roncamento evitando que a água penetre e destrua o que está sendo reconstruído. Durante esses dias de alta mar uma equipe da Semsur vai estar de plantão isolando o local a fim de evitar transtornos.
"Estamos trabalhando para que ocorra tudo na normalidade sem perigo para os banhistas e turistas que vão poder transitar em Ponta Negra nestes dias. A equipe multidisciplinar continua trabalhando para que possamos chegar um denominador comum que venha a acabar de vez com esta questão do calçadão de Ponta Negra e das outras praias de Natal", esclareceu o titular da Semsur, o secretário Luís Antônio Lopes.
Uma nova reunião da equipe acontece na tarde desta quarta-feira (7) e amanhã todos devem estar presentes em Ponta Negra observando o comportamento do mar no calçadão a partir das 16 horas.
Com informações da Secom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário