Uma das primeiras coisas que o casal deve ter em mente na hora de trocar uma fralda é ter todos os apetrechos necessários ao alcance das mãos. Dessa forma, trocador, lenços umedecidos ou algodões e água morna, fraldas novas e creme anti-assaduras devem estar dispostos num mesmo local para que o bebê não precise ficar muito tempo sujo ou peladinho, a espera dos produtos necessários.
Também é preciso ter em mente que meninos são higienizados de forma diferente das meninas. Com o bebê deitado sobre o trocador, em uma superfície plana e preferencialmente sem corrente de ar, remova a fralda suja, segurando as duas pernas do bebê com uma das mãos. Com lenços umedecidos ou com algodões embebidos em água morna – algumas crianças têm alergia ao lencinho -, remova o excesso de excrementos. Faça sempre movimentos de cima para baixo, sem voltar o lenço ou algodão para o local anterior. É preciso evitar a contaminação das partes íntimas da criança com as fezes, por exemplo, para prevenir uma infecção urinária. Dê atenção especial também às dobrinhas e, no caso dos meninos, lembre-se de limpar também a área do prepúcio, para remover os resíduos de xixi.
Se optar pelo algodão, lembre-se de enxugar bem a área antes de passar o creme preventivo de assaduras nas dobrinhas e nas áreas mais propícias ao surgimento do incômodo antes de prender a fralda.
Sem tocar na fralda suja, remova-a delicadamente e substitua por outra limpa e, prendendo as fitas adesivas frontais de forma firme, porém sem apertar o bebê. O bebê já está pronto para ser vestido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário