Faça parte Você também dos Seguidores no ato

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Empresário filma corredores lotados de pacientes no maior hospital do RN

Amarilto da Silva, de 38 anos, fez imagens no Hospital Walfredo Gurgel.
Unidade hospitalar espera melhorar situação com mutirão de cirurgias.

Do G1 RN

Os corredores lotados do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, revoltaram o familiar de um dos pacientes da maior unidade hospitalar do Rio Grande do Norte, que gravou um vídeo mostrando a situação no último sábado (30). O empresário Amarilto da Silva, de 38 anos, conta casos de pacientes que estão a até 30 dias esperando por cirurgia ortopédica.

Durante o vídeo, Amarilto mostra os pacientes esperando por atendimento nos corredores da unidade. “Tem um homem com fratura exposta que está lá faz 30 dias e nada”, disse ao G1 nesta segunda-feira (2). “A situação me revoltou”, contou. Amarilto explicou que seu familiar sofreu uma queda e machucou a boca. “A gente teve que esperar bastante. Só foi atendido porque insisti”, colocou.
O hospital reconheceu que a demanda de pacientes vindos tanto da capital quanto do interior fez com que pessoas fossem acomodadas nos corredores. A expectativa é que o mutirão de cirurgias iniciado na última quinta-feira (28) acabe com a fila de espera em 90 dias. De acordo com a assessoria de comunicação do Walfredo Gurgel, até agora foram realizados 52 procedimentos, sendo 27 de pacientes que aguardavam no maior hospital do RN e 25 no Deoclécio Marques, em Parnamirim.

A Secretaria Estadual de Saúde explica que no momento da assinatura do contrato para o mutirão, havia 233 pacientes a espera das cirurgias ortopédicas no estado. Somente no Hospital Walfredo Gurgel 69 pessoas estavam nesta situação. As pessoas estão sendo transferidas para hospitais da rede privada.

Ainda segundo a assessoria de comunicação da Sesap, as cirurgias deveriam estar sendo pagas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). "A iniciativa partiu da Sesap que, pela segunda vez este ano, adota a medida diante das dificuldades, por parte do município de Natal, em dar a assistência aos pacientes que recebem o primeiro atendimento nas portas de urgência e emergência do estado e que deveriam ter suas cirurgias viabilizadas pela Secretaria Municipal de Natal através dos hospitais conveniados", diz
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...