No dia a dia, ocorrem muitas emergências e é preciso saber o que fazer nestes momentos
A qualquer momento, surgem situações que requerem providências urgentes: quedas, queimaduras, choques elétricos, etc. Manter a calma, transmitir segurança ao acidentado, colocá-lo em uma posição confortável e chamar o socorro necessário o quanto antes pode significar a manutenção da vida e da saúde.
É preciso ter muito cuidado: jamais preste auxílio se isto significar colocar a sua própria segurança em risco: dois acidentes requerem mais atenção dos socorristas. Mantenha sempre à mão, inclusive durante as viagens, os telefones da polícia militar, bombeiros, SAMU, seguradora e hospital mais próximo.
Em casa e no carro, mantenha um kit de primeiros socorros, para sanar pequenos ferimentos: medicamentos (antitérmico, antisséptico, analgésico), soro fisiológico, algodão, gaze, esparadrapo, tesoura e termômetro. Algumas farmácias vendem o kit pronto, mas é mais barato montá-lo você mesmo.
Confira o que fazer em casos de emergência
Intoxicações
Várias substâncias podem causar alterações no funcionamento do sistema digestório, como ingestão de produtos de limpeza, medicamentos, alimentos estragados e, claro, álcool e drogas. Os principais sintomas são alterações no hálito, dores e sensação de ardor na boca, garganta ou estômago, dificuldade de engolir, clareamento dos lábios, enjoos, vômito e diarreia, confusão mental e sono.
Não é preciso que todos os sintomas se instalem, já que cada situação apresenta condições diferentes: a gravidade dos sinais é o que determina a emergência. Por exemplo, se surgirem confusões ou paralisia, o socorro já está atrasado. Verifique se, próximo à vítima, há algum frasco que possa ser identificado como a causa da intoxicação. Encontrado, verifique os antídotos para barrar os efeitos da ingestão.
Chame o socorro imediatamente, mesmo que os efeitos não tenham surgido ainda. Em alguns casos, eles podem levar até 15 minutos para se manifestar. Produtos tóxicos em contato com os olhos ou as narinas também podem atingir a circulação sanguínea. Lave a região com água abundante e mantenha-a umedecida enquanto aguarda o atendimento médico.
O vômito não deve ser provocado quando houve ingestão de substância ácida, corrosiva, produtos de limpeza (alvejantes, soda cáustica), perfumes e produtos a base de petróleo e seus derivados.
A prevenção é simples: mantenha artigos de higiene e limpeza fora do alcance das crianças, guarde os remédios em um armário alto, não se automedique e jogue fora os medicamentos fora da validade. As farmácias recolhem os remédios vencidos.
Em muitas cidades do Brasil, é comum adquirir produtos de limpeza a granel. São mais baratos, mas sua eficácia é inferior (e às vezes nula). Seja como for, guarde-os em local seguro. Um detergente vermelho acondicionado em uma garrafa de refrigerante é praticamente um convite para as crianças.
Leia Mais: http://www.blogadao.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário